Search
Close this search box.
Novos nichos

Agroeste fomentará agropecuária do Alto Oeste

Foto: News BA

Agropecuária é destaque em feira em Pau dos Ferros

Cidade-polo no Alto Oeste do Rio Grande do Norte, o município de Pau dos Ferros se transformará também, nesta sexta-feira (5), no centro das discussões em torno da agropecuária regional, ao reunir produtores rurais pauferrenses e de municípios circunvizinhos na Feira Agropecuária do Alto Oeste (Agroeste). O evento, realizado pelos Comitês Gestores de Bonivocultura e Agroecologia, terá início às 16h, na Associação dos Servidores da Emater (Assema). Em sua primeira edição, a feira busca, por meio do estímulo às potencialidades da região e estímulo a novos e promissores nichos de negócios, fortalecer a cadeia produtiva da agropecuária na região da “Tromba do Elefante”.

Nesse contexto, o Sebrae no Rio Grande do Norte, parceiro na realização do evento, executará um conjunto de ações voltadas a impulsionar a criação de novos negócios em segmentos, os quais, embora apresentem elevado potencial, ainda são pouco explorados na região.

Caso da produção de queijos, apontada como um dos nichos promissores e estratégicos para o fortalecimento da agropecuária do Alto Oeste. O tema integra a programação de oficinas e palestras do Sebrae RN no evento.

Um dos momentos mais aguardados é a oficina “Queijo quente”, às 19h, com Lucenildo Firmino, o “Galego do Queijo”. O empreendedor potiguar, do município de Tenente Laurentino Cruz (RN), é reconhecido e premiado nacionalmente por produzir um dos melhores queijos do Brasil. Ele produzirá, ao vivo, o famoso queijo quente, à base de manteiga, produzido pela Queijeira Galego da Serra.

Ainda sobre a produção dos derivados lácteos, a programação contempla ainda, às 17h, a palestra “Tá na hora de regularizar sua queijeira”, que alerta sobre os aspectos legais e sanitários da regularização na produção de queijo, proferida pela analista técnica do Sebrae RN, Kessianny Souza.

Idealizador do evento, o gerente da Agência Sebrae em Pau dos Ferros, Renato Gouvêia, afirma que a Agroeste surge como uma oportunidade para debater a cadeia produtiva da agropecuária do Alto Oeste e apontar caminhos para o desenvolvimento do setor.

“Quando lancei a ideia junto aos comitês gestores de Bovinocultura e Agroecologia, eles prontamente abraçaram o projeto. Agora, a semente está plantada para ser germinada e gerar bons frutos, e, pensando nisso, preparamos uma programação especial para atender aos produtores, trazendo temáticas relevantes para fortalecer a pecuária da região. A feira possui todas as credenciais para se tornar referência”, prevê.

Diversificação

As ações do Sebrae RN na Agroeste incluem ainda a realização de palestra que debaterá a sucessão familiar rural, com a consultora do Projeto Agronordeste, Vivianne Freitas.

Os produtores rurais presentes à feira também poderão acessar mais informações a respeito do registro de agroindústria familiares no Serviço de Inspeção Municipal (SIM). Palestra ministrada pelos secretários de Agricultura de Pau dos Ferros e Mossoró, Arimateia Lopes e Faviano Ricelli, respectivamente, apresentará casos de sucesso ocorridos em seus respectivos municípios.

 

Outras atividades movimentarão evento

 

O Projeto Leite & Genética, desenvolvido pelo Sebrae RN, também estará presente na primeira edição da Agroeste. Em parceria com o laboratório Vaca Móvel, a instituição apresentará as técnicas e ferramentas da iniciativa, que atua no fortalecimento da pecuária potiguar a partir do melhoramento genético dos rebanhos. A apresentação será realizada pelo médico veterinário e consultor do Sebrae RN, Luís Sartory.

A programação inclui ainda a oficina “Agroecologia e o uso de defensivos naturais”, ministrada por representantes da Seapac e Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater/RN).

Os esforços conjuntos na realização da Agroeste promoverão ainda serviços, como a orientação sobre linhas de crédito, cadastro vacinal e de orientação técnica, troca de sementes, distribuição de mudas, além de consultorias sobre custos e educação financeira no campo, e distribuição de kits de implementos agrícolas.

Também são parceiros na realização da Agroeste o Banco do Nordeste, a Prefeitura de Pau dos Ferros, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), Assema, Emater-RN, Seapac e Senar. (Fonte: Agência Sebrae de Notícias RN)

Compartilhe