Search
Close this search box.
Artes plásticas

Aposentadas da Uern esbanjam talento

Foto: Agecom | Uern

Exposição contém obras de arte de servidoras aposentadas da Uern

O ateliê Fazer Arte Não Tem Idade, das aposentadas da Associação dos Docentes da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Aduern), iniciou hoje (1) a exposição “Mulher: arte em seu tempo”.

As obras, produzidas por servidoras aposentadas da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), ficarão expostas até 31 deste mês, na Pinacoteca José Gurgel, na Reitoria da Universidade.

A vernissage é aberta ao público. Ao todo, são 21 obras em pintura a óleo, seis pintadas em tecido e trabalhos manuais.

A exposição faz parte do projeto Uern Por Elas, que prevê atividades temáticas no mês comemorativo à mulher (março).

Servidoras aposentadas, com a reitora e dirigentes da Aduern (foto: Agecom)

A reitora da Uern, Cicília Maia, destaca o papel da exposição na vida das aposentadas. “Estamos imensamente felizes em receber as artes das servidoras aposentadas. Isso mostra que a nossa universidade busca a valorização das artes nos espaços da Uern”, diz.

Segundo a diretora da Associação das Aposentadas da Aduern, Otília Neta, as obras da exposição são produto das oficinas do ateliê. “As artes servem para mostrar que há vida ativa e saudável após a aposentadoria”, observa.

Temas

Elza Barbosa, coordenadora do ateliê e curadora da exposição, informa que a exposição conta com obras feitas desde o início do ateliê. As pinturas abordam diversos temas, como a questão religiosa, coisas do cotidiano, paisagens. O ateliê realiza anualmente exposição das obras na Aduern.

“O ateliê tem uma missão importante, pois resgata a convivência social e é uma produção realizada predominantemente por mulheres. Já fazemos exposições anualmente, e ficamos muito felizes em receber o convite para expor na pinacoteca. Nos alegra muito poder compartilhar nosso trabalho com a comunidade uerniana”, diz Elza Barbosa.

Telas também fascinam jovens (foto: Agecom)

Sobre o ateliê

Criado em 2009, o Ateliê de Pintura da Aduern é espaço para professores e professoras aposentados componentes da base do sindicato.

O ateliê tem como principal objetivo ajudar no desenvolvimento de novos talentos e aproximar os/as docentes em inatividade laboral.

Ao longo dos anos, dezenas de professores e professoras aposentados já participaram do ateliê. A iniciativa já realizou inúmeras exposições, em diferentes locais de Mossoró (Reitoria, Campus Central, Sala Joseph Boulier) e também em outros municípios (duas participações no festival Gastronômico de Martins).

Com informações da Agecom | Uern e da Aduern.

Compartilhe