Assembleia defende mais segurança para turismo

Reunião da Frente Parlamentar do Turismo, hoje, na Assembleia Legislativa

A Frente Parlamentar do Turismo da Assembleia Legislativa realizou reunião, hoje (17), a fim de discutir ações para o fortalecimento da segurança turística do Estado. Participaram do encontro representantes das polícias Civil e Militar, órgãos estaduais e municipais e entidades da sociedade civil ligadas ao tema.

Segundo o presidente da Frente Parlamentar do Turismo, deputado Luiz Eduardo (SDD), “o objetivo da reunião é receber sugestões e encontrar soluções para proteger a cadeia produtiva mais importante do Estado, que é o turismo”.

“O nosso setor gera mais de 70% dos empregos formais do RN e representa 35% do PIB estadual. Não somos um Estado industrializado, então temos que cuidar muito bem do nosso Turismo. E como a alta estação está próxima, precisamos unir forças e contribuir com o planejamento das Forças de Segurança do nosso Rio Grande do Norte”, afirmou.

Luiz Eduardo citou também algumas reivindicações de trabalhadores e empresários do setor turístico do Rio Grande do Norte.

Dificuldades 

Para a representante do Sindicato das Empresas de Turismo do RN (Sindetur/RN), Deca Bolonha, “é muito complicado que as delegacias funcionem apenas nos dias de semana e em horário comercial, das 8h às 18h”.

O secretário de Segurança Pública e Defesa Social do RN, Coronel Araújo, destacou que o problema de infraestrutura e de viaturas para a Segurança Pública do Estado é antigo, mas que recentemente a corporação recebeu reforços.

Reforço

Ainda de acordo com o secretário, serão 550 novas viaturas à disposição dos policiais e da sociedade potiguar.

“Isso significa que toda a área de potencial interesse turístico, nos 400 km de litoral do RN, vai ter um veículo novo para proteger a população. Mas isso não vale apenas para a ‘Operação Verão’. As áreas mais urbanas, obviamente, também serão beneficiadas”, garantiu.

A respeito da sugestão de se trocar os veículos Duster da Polícia Militar por caminhonetes 4×4, nas regiões de praia, o comandante-geral da PM/RN, Coronel Alarico, disse que a mudança fica inviável do ponto de vista econômico.

“Os custos de aquisição e manutenção das caminhonetes são muito mais elevados que os de um veículo Duster. Além disso, já ficou comprovado que o Duster é o carro ideal para ser utilizado pelas forças de segurança, pela sua economia e devido à sua mala, que pode abrigar os infratores de maneira que se respeite os Direitos Humanos”, explicou.

Ainda segundo o comandante da Polícia Militar, a instituição está em processo de substituição dos antigos veículos “Gol”.

Secretário Araújo e deputado Luiz Eduardo

 

Deputado: colaborar no que for possível 

 

Ao final da reunião, o deputado Luiz Eduardo disse que é importante não apenas cobrar ações da Polícia Militar, mas também ajudar a corporação, prestando apoio no que for preciso.

“E eu também quero lembrar a importância de todo o trade turístico do Estado possuir as informações das delegacias de plantão da Polícia Civil, para que repasse aos turistas que necessitarem realizar Boletins de Ocorrência”, complementou.

Finalizando a reunião, o presidente da Frente Parlamentar do Turismo agradeceu às instituições e a todos os agentes de Segurança Pública do nosso Estado, “pois eles ajudam a tornar o trabalho turístico muito mais eficaz e produtivo”.

“E, o que nós pudermos fazer para ajudá-los, vocês podem falar. Nós sempre iremos correr atrás do que for possível para aumentar a segurança dos norte-rio-grandenses e também dos que vêm para cá nos visitar”, concluiu.

Compartilhe