Search
Close this search box.
Empatia

Câmara de Mossoró debaterá doação de órgãos

Foto: Edilberto Barros | CMM

Vereador Paulo Igo (Foto: Edilberto Barros | CMM)

A Câmara Municipal de Mossoró, por iniciativa do do mandato do vereador Paulo Igo (SD), realizará audiência pública, nesta quinta-feira (14), às 9h, para debater a importância da doação de órgãos e tecidos.

A audiência será transmitida ao vivo pela TV Câmara Mossoró (canal 23.2 TCM e site da Câmara: www.mossoro.rn.leg.br) .

A audiência contará com a presença de especialistas médicos, representantes de organizações de saúde e autoridades locais.

O objetivo principal, de acordo com o vereador Paulo Igo, é conscientizar a população da importância da doação de órgãos e tirar dúvidas sobre o processo de doação.

Solidariedade

O próximo dia 27 é o Dia Nacional da Doação de Órgãos. A doação de órgãos ou de tecidos é o ato pelo qual manifestamos a vontade de doar uma ou mais partes do nosso corpo para ajudar no tratamento de outras pessoas.

A Lei nº 9.434/2.007, regulamentada pelo Decreto nº 9.175/2.017, dispõe sobre a remoção de órgãos, tecidos e partes do corpo humano para fins de transplante e tratamento.

Pela legislação brasileira, não há como garantir efetivamente a vontade do doador, no entanto, observa-se que, na grande maioria dos casos, quando a família tem conhecimento do desejo de doar do parente falecido, esse desejo é respeitado.

Por isso, a informação e o diálogo são absolutamente fundamentais, essenciais e necessários. Essa é a modalidade de consentimento que mais se adapta à realidade brasileira.

A previsão legal concede maior segurança aos envolvidos, tanto para o doador quanto para o receptor e para os serviços de transplantes.

 

Compartilhe