Search
Close this search box.
Santa Luzia

Fiéis aprovam transporte gratuito na procissão

Foto: Secom | PMM

Passageiros desembarcam para procissão de Santa Luzia, no bairro Dom Jaime Câmara

Na procissão de encerramento da festa de Santa Luzia, ontem (13), fieis usaram ônibus grátis do transporte coletivo público municipal. A gratuidade foi garantida pela Prefeitura de Mossoró, em parceria com a concessionária do serviço, Cidade do Sol.

Com isso, os participantes tiveram a garantia de deslocamento dos bairros de origem, até a concentração de saída para a procissão. E, após, no retorno para casa.

Operação

Desde às 14h30, 10 bairros de todas as regiões da cidade fizeram parte do itinerário e serviram de embarque da população, com destino ao bairro Dom Jaime Câmara.

O retorno aos bairros de origem, com embarque no Centro, ocorreu após o fim da missa, celebrada na Catedral de Santa Luzia, à noite.

Aprovação

O radialista Alcivan Silva e sua família, provenientes do bairro Redenção, foram alguns dos beneficiados pelo transporte gratuito. Ele disse ter aprovado a iniciativa.

“Eu quero dar os parabéns aqui à Prefeitura de Mossoró. É uma coisa que eu nunca vi nas procissões aqui. Estou vendo hoje. Todos os bairros de Mossoró tendo ônibus à disposição para trazer a população para a procissão de nossa padroeira. A Prefeitura está de parabéns”, declarou Alcivan.

Na mesma linha, seguiu o comerciário Elson Filho, do bairro Abolição I: “Muito importante essa logística. A Prefeitura acertou em cheio e está de parabéns pelo logística montada para o encerramento da festa de Santa Luzia”.

O técnico em logística Alexandre Oliveira, que embarcou no Parque Universitário, na zona leste, acrescentou:

“Foi uma boa ideia da Prefeitura apoiar a festa de Santa Luzia, colocando os ônibus à disposição do fiel para vir a procissão, que é um evento tradicional. Hoje, muitos fiéis são esperados aqui”.

A doméstica Eliane Maria, que reside no bairro Santo Antônio, zona norte da cidade, também usou o transporte público gratuito para chegar até a concentração de saída da procissão.

“Foi uma ação maravilhosa. Eu nunca tinha visto aqui em Mossoró uma iniciativa dessa. Tá de parabéns a Prefeitura. Não tinha como vir, pois a distância era muito grande, e com o ônibus gratuito facilitou demais, não só para mim, mas para muitos mossoroenses. Então guardei toda a energia para a procissão”, disse Eliane.

Padre Flávio também foi a procissão de ônibus (foto: PMM)

 

Padre Flávio Augusto também elogia iniciativa

 

O padre Flávio Augusto, vigário-geral da Diocese de Mossoró e pároco da Catedral de Santa Luzia, também foi de ônibus ao Santuário de Santa Clara, local de saída da procissão. Ele viajou do Centro, ao lado de dezenas de fiéis, em um dos ônibus disponibilizados pela Prefeitura de Mossoró.

“Sem dúvida que o transporte público gratuito facilita para que a população participe. Eu fiz questão de vir, venho sempre, mas esse ano fiz questão de vir de ônibus, para a população também sentir que todos podemos participar”, frisou.

Segundo ele, a estrutura montada pela Prefeitura, através das secretarias, favoreceu a festa. “Faz parte dessa parceria. Eu vou chamar de construção coletiva, que é a Festa de Santa Luzia”, concluiu.

 

Papel da Cidade do Sol merece destaque

 

Para o sucesso da operação especial para a procissão de Santa Luzia, foi fundamental o planejamento e a execução desse plano pela empresa Cidade do Sol, concessionária do transporte coletivo em Mossoró.

Entre as ações, a empresa realizou monitoramento on line de todos os carros e plantão de manutenção das 8h às 23h, mas sem nenhuma demanda.

Os controladores de operação, nos pontos de embarque Carcará e banco Itaú, fizeram o máximo para tudo ocorrer bem.

Na operação de tráfego, o plantão no feriado durou do meio dia até o recolhimento do último carro, tarde da noite.

Portanto, a empresa avalia a operação de forma satisfatória, na medida em que todos (a) colaboradores (a) fizeram acontecer o que foi planejado.

 

 

 

Compartilhe