Search
Close this search box.
Recém-empossado

Gilberto Jales assume TCE e fala em continuidade

Foto: Divulgação | TCE RN

Gilberto Jales na posse como presidente do TCE: de volta ao cargo

O conselheiro Gilberto Jales tomou posse na presidência do Tribunal de Contas do Estado (TCE/RN) para o biênio 2023-2024, nesta segunda-feira (19). O novo presidente do TCE também deu posse à diretoria da Corte de Contas para os próximos dois anos.

São eles: conselheiro Poti Júnior, vice-presidente; conselheiro Paulo Roberto Alves, corregedor; conselheiro Carlos Thompson, ouvidor; conselheiro Tarcísio Costa, diretor da Escola de Contas Professor Severino Lopes de Oliveira.

Jales também deu posse, na 1ª Câmara, aos conselheiros Renato Dias (presidente), Tarcísio Costa e Poti Júnior. Já a 2ª Câmara será composta pelos conselheiros Adélia Sales (presidente), Paulo Roberto Alves e Carlos Thompson.

A composição dos conselheiros substitutos nas Câmaras ficou assim definida: Marco Montenegro e Ana Paula de Oliveira Gomes, na 1ª Câmara, e Antônio Ed Santana, na 2ª Câmara.

Continuidade

No discurso de posse, Gilberto Jales disse que uma das prioridades da nova gestão será a continuidade da modernização tecnológica do TCE e o fortalecimento das ações de controle externo.

“Temos que estar preparados para mudanças a cada instante. As instituições precisam ser desafiadas. O TCE deve ser um guia, um farol, promovendo orientações, visando a redução de riscos, promovendo a efetividade e a transparência”, enfatizou.

O conselheiro Paulo Roberto Alves, antecessor de Jales (2021-2022), lembrou avanços da sua gestão.

“É notório que nos últimos anos o TCE conseguiu inovar, otimizar as ferramentas de fiscalização e, amparados pelas novas tecnologias, estimular o controle social das contas públicas. A área de Tecnologia da Informação recebeu atenção especial na nossa gestão”, disse.

Representatividade

Participaram da posse de Gilberto Jales a governadora Fátima Bezerra; o vice-governador Antenor Roberto; o prefeito de Natal, Álvaro Dias; o prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra; o desembargador Glauber Rego, representando o Tribunal de Justiça do RN; o juiz eleitoral Fernando Jales, representando o Tribunal Regional Eleitoral.

Também estiveram presentes o presidente da Câmara Municipal de Natal e deputado federal eleito, Paulinho Freire; ex-governadora e ex-prefeita de Mossoró Rosalba Ciarlini; o presidente do Instituto Rui Barbosa, conselheiro Edilberto Carlos Pontes Lima; o conselheiro Fábio Nogueira, representando a Atricon; a procuradora-geral de Justiça, Elaine Cardoso, entre outras autoridades.

Compartilhe