Search
Close this search box.
Assembleia

Governadora mescla crise e otimismo em mensagem

Foto: Divulgação | ALRN

Governadora Fátima Bezerra leu mensagem anual, hoje, na Assembleia Legislativa

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN) realizou, na manhã desta quinta-feira (2), a solenidade de leitura da mensagem anual da governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra. O ato formal  marca o início do ano legislativo, após a posse, ontem, dos deputados e deputadas estaduais eleitos para mandato até janeiro de 2027.

A cerimônia reuniu os 24 parlamentares e de diversas autoridades do Estado. Na oportunidade, Fátima Bezerra fez prestação de contas e projeções para os próximos anos.

Na sessão, aberta pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ezequiel Ferreira (PSDB), a governadora relatou a felicidade em estar na Casa para, mais uma vez, trazer a mensagem anual.

“É sempre uma honra estar nessa casa que já tive a alegria de integrar na condição de deputada estadual duas vezes. Quero saudar deputadas e deputados que renovaram seus mandatos e aos que estreiam na legislatura que se inicia. Estar aqui para vocalizar os anseios do povo do Rio Grande do Norte por mais quatro anos é, sem dúvida, a mais nobre função que poderia receber do meu Estado”, disse Fátima Bezerra.

Crise e otimismo

Na mensagem, que trouxe 15 páginas de discurso e um documento com 79 laudas de considerações, Fátima Bezerra relatou dificuldades financeiras do Governo do Estado. Falou acerca de queda nas receitas decorrentes de desoneração do ICMS sobre combustíveis e dos repasses do Fundo de Participação dos Estados (FPE), mas citou perspectivas para o andamento de obras importantes para o Rio Grande do Norte, como a finalização da duplicação da Reta Tabajara, transposição do Rio São Francisco e barragem de Oiticica.

A governadora também garantiu que vai priorizar ações na Educação, Transportes, Saúde, Área Social e Desenvolvimento Econômico, demonstrando otimismo com relação à possibilidade de instalação do “Hub dos Correios” no aeroporto de São Gonçalo do Amarante, que está em processo para a relicitação. Garantiu que há projetos para federalização de rodovias, e outras obras no interior e na capital potiguar.

“Fizemos o apanhado de algumas realizações alcançadas em nosso primeiro governo e dos desafios e metas que já começamos a trabalhar para conquistar nessa segunda gestão. Todas e todos sabem do respeito que tenho pelo papel que o Poder Legislativo exerce. Tenho que agradecer a essa Casa. Os avanços e conquistas que conseguimos obter nesses últimos quatro anos tiveram a participação decisiva do Legislativo. Não se governa sem o Poder Legislativo, que tem um papel muito importante e que a própria Legislação lhes confere. Quero dividir com os senhores e senhoras os avanços que conseguimos”, disse a governadora.

 

E finalizou Fátima Bezerra: “Parabéns, deputado Ezequiel. Eleito por unanimidade, com muita justiça, para comandar a Casa por mais quatro anos. Sem abdicar do seu papel de presidente de um Poder, mas ao mesmo tempo tem sido um parceiro do estado nos desafios que passamos nos últimos quatro anos. E quero comemorar também o crescimento da bancada feminina, que hoje conta com cinco deputadas”, finalizou a governadora.

Revista às tropas

Antes da leitura da mensagem da governadora, o presidente Ezequiel Ferreira participou do tradicional ato de revista às tropas em frente à Assembleia Legislativa, com os demais deputados estaduais.

Acompanhado pelo subcomando da Companhia Independente de Operações e Patrulhamento em Áreas Rurais (Ciopar), o presidente cumprimentou os 88 policiais que participaram do ato. Estavam presentes 57 agentes de segurança do Batalhão de Operações Especiais, Batalhão de Choque, Ciopar,  20 homens da banda de música, dos guarda-bandeiras e membros da Cavalaria.

“Agradeço aos agentes de segurança pública do Rio Grande do Norte, que honram a missão de tornar a sociedade mais segura e livre”, disse Ezequiel Ferreira.

Sobre a leitura da mensagem, o presidente da Casa disse que é um momento sempre importante para o estado e que os poderes, mesmo sendo autônomos e independentes, precisam ser “absolutamente harmônicos”.

“Temos uma casa plural, mas que se une na defesa do povo do Rio Grande do Norte. Todos os 24 deputados estarão unidos para representar o povo que os elegeu”, garantiu Ezequiel.

Após a solenidade, Ezequiel Ferreira também informou que as sessões ordinárias do Legislativo começarão terça-feira (7), quando os deputados líderes indicarão os membros das comissões e, posteriormente, escolherão os presidentes de cada grupo.

 

Com informações da ALRN

Compartilhe