O prédio do Congresso Nacional será iluminado de laranja de hoje até sábado (25) como parte das ações em comemoração ao Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra.
A mesma iluminação lembra o Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres (25 de novembro) e a campanha 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher. A deputada Benedita da Silva (PT-RJ) solicitou a homenagem.
O Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra faz referência à data em que líder quilombola Zumbi dos Palmares teria sido capturado e morto, em 1695. Zumbi é considerado um símbolo da luta e da resistência dos negros ao regime escravocrata e ao racismo. O pedido para essa homenagem partiu do Senado Federal.
Durante o mês de novembro, são realizadas diversas ações para conscientizar sobre a necessidade de políticas públicas efetivas e iniciativas sociais para punir atos racistas, combater o racismo estrutural e reconhecer a influência e a importância da presença da cultura de origem africana no Brasil.
Violência contra a mulher
A campanha, conhecida mundialmente como “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher”, tem início oficial no dia 25 de novembro (Dia Internacional da Não-Violência contra as Mulheres). No Brasil, no entanto, considerando a dupla vulnerabilidade da mulher negra, ela tem início em 20 de novembro (Dia Nacional da Consciência Negra) e envolve 21 dias de ações sobre o tema. (Agência Câmara de Notícias)