Revelada hoje em prévia oficial do Censo 2022, a redução populacional de Mossoró, para menos de 300 mil habitantes, produzirá efeitos políticos e administrativos. Sobretudo, na Câmara, que deve retornar às 21 cadeiras na próxima legislatura.
A condição jurídica para as 23 vagas foi a ultrapassagem dos 300 mil habitantes, em estimativa oficial de 2020 (300.618 habitantes). A redução das cadeiras ainda impactará no quociente eleitoral de 2024 e no índice do duodécimo.
Na Prefeitura, embora deva ser preservado o atual FPM, a queda para a faixa de 270 mil habitantes afetará repasses federais. Porque diversas políticas públicas de saúde e educação, especialmente, levam em conta o contingente populacional.
No balanço do IBGE, Mossoró tem 264.181 habitantes. Se comparada à estimativa oficial de 2021, de 303.792 pessoas, são 39.611 habitantes a menos. É quase a população de Currais Novos. Impacto considerável.
Dúvida
Um dos dilemas do futuro governo Lula, a três dias da posse, é manter ou cortar a desoneração sobre os combustíveis. Impasse entre o apelo popular e o aumento da arrecadação. O presidente diplomado, a princípio, fica com a segunda opção.
Saidinha
A Justiça potiguar estendeu o horário de retorno para casa de presos, com tornozeleira eletrônica, autorizados à saída temporária de fim de ano: de 20h para meia-noite. Cerca de dois mil presos de regime semiaberto no Estado gozam desse direito.
Entre aspas
Lamentavelmente, grupos extremistas vem praticando fatos tipificados expressamente, tanto na lei relativa aos crimes contra o Estado Democrático de Direito quanto na lei que disciplina o combate ao terrorismo, inclusive punindo os atos preparatórios.
Ministro Alexandre de Moraes, do STF, ao justificar restrição do porte de arma de fogo no DF durante a posse de Lula.
Rápidas
» É grave o estado de saúde do papa emérito Bento 16, de 95 anos. O papa Francisco disse que ele está “muito doente” e pediu orações.
» O MDB, do vice-governador diplomado Walter Alves, está de olho no DER e na Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos.
» Confirmada para amanhã a inauguração do Hospital da Mulher de Mossoró. Aliados do Governo, de todas as horas, aos cotovelos.
» O senador Styvenson Valentim avisou que se desfiliará do Podemos, caso o partido apoie o governo Lula em troca de cargos.
Saúde animal
Em quase quatro meses, 371 cães e gatos foram castrados de forma gratuita em Mossoró, em clínica credenciada pela Prefeitura. Aproximadamente 92 cirurgias ao mês. A castração é um ato de amor e responsabilidade do tutor sobre o animal. Promove a saúde do ‘pet’ e o bem-estar coletivo. Interessados no procedimento devem fazer cadastro na plataforma Mossoró Digital, em prefeiturademossoro.com.br. (Foto: Allan Phablo | Secom PMM)
Recomposição
Previsto, para amanhã (29), o anúncio de mais mudanças no secretariado da Prefeitura de Mossoró. É o prefeito Allyson Bezerra (Solidariedade), de olho em 2024, a ajustar o primeiro escalão. Fruto também de lições da campanha eleitoral deste ano.
Arrumação
Quem também quebra a cabeça para recompor o secretariado é a governadora Fátima Bezerra (PT). No caso dela, para acomodar novos aliados, que cobram a fatura da eleição 2022. O PT, como do seu feitio, anda irredutível para ceder espaços.
Rearranjo
Hoje, o prefeito Allyson confirmou um nome e a governadora, quatro. Outro a modificar o primeiro e outros escalões é o prefeito de Natal, Álvaro Dias (Republicanos). Anúncio previsto para janeiro. Lá, a ordem é limpar o DNA Carlos Eduardo Alves.
Comunicação
O radialista Agenor Melo, após quase vinte anos de Rede Potiguar de Comunicação (RPC-AM), estreará em novo prefixo: FM 93.7. A partir de 2 de janeiro, comandará o programa FM 7 Horas, um dos mais populares da grade da emissora.
©RC