O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) concluiu, hoje (11), curso de capacitação em investigação cibernética para policiais civis de Mossoró e do Alto Oeste.
O treinamento foi ministrado na sede das Promotorias de Justiça de Mossoró pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do MPRN.
Trata-se da segunda turma do curso, com 50 profissionais da área de segurança pública, dos quais 40 policiais civis e 10 servidores do MPRN.
O primeiro curso ocorreu em março, em Natal.
Aperfeiçoamento
A delegada e diretora da Academia de Polícia Civil do RN, Dulcineia Costa, diz que a capacitação é de extrema importância para a Polícia Civil.
‘Ganha a sociedade de modo geral; ganha a polícia, que apresenta um inquérito civil de qualidade, e o Ministério Público também é beneficiado, porque recebe um material mais adequado para oferecer uma denúncia’, avalia.
O objetivo do curso é capacitar os policiais para coletar provas de crimes cometidos no ciberespaço, principalmente nas redes sociais.
A promotora de Justiça e coordenadora de Investigações Especiais do Gaeco, Engrácia Monteiro, prevê mais três turmas do curso, em Caicó e, novamente, em Natal.
A iniciativa é parceria entre o MPRN e a Polícia Civil do RN para compartilhar conhecimentos e técnicas de investigações cibernéticas.
O curso, que também contou com atividades práticas, abordou conceitos básicos sobre ciberespaço, provas digitais, ferramentas de apoio, estudo de casos e aspectos práticos da investigação cibernética.