Search
Close this search box.
Uma década

Previdência gasta R$ 120 bi com acidentes do trabalho

Foto: Agência Brasil

Entre 2012 e 2021, o gasto previdenciário ultrapassou R$ 120 bilhões somente com despesas com acidentes de trabalho. Esse dado foi apresentado pelo juiz Paulo Sérgio Mont´alverne, do Tribunal Regional do Trabalho (TRT-16ª), do Maranhão.

Ele falou durante a ‘live’ sobre acidente do trabalho realizada durante a programação do Abril Verde 2023. O juiz destacou ainda o crescimento do número de acidentes de trabalho, que registrou a sua maior taxa nos últimos dez anos. Foram 612.900 acidentes e 2.538 mortes.

“É um número muito elevado. Nós não podemos conviver com isso de maneira satisfatória. Ninguém pode estar satisfeito em ter um número tão elevado de mortes registradas”, afirmou o juiz.

 

A programação do Abril Verde termina nesta sexta-feira (28), com evento no auditório do Ministério Público do Trabalho. No evento, às 9h, haverá exposição e apresentação de dados sobre acidentes do trabalho do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho (MPT), além de um balanço de toda a programação do Abril Verde deste ano, em um documentário preparado pelo TRT-RN.

Dentro da programação nacional do Abril Verde nesta semana, os juízes Juiz Alexandre Érico Alves da Silva e Simone Medeiros Jalil, coordenadores do Programa Trabalho Seguro no Rio Grande do Norte, estiveram presentes na palestra “Democracia e meio ambiente do trabalho”.

A palestra, do professor francês Michel Miné, do Conservatório Nacional de Artes e Ofícios (CNAM), foi realizada terça-feira (25), no Tribunal Superior do Trabalho (TST), em Brasília. Foi promovida pelo Programa Trabalho Seguro da Justiça do Trabalho e pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (Enamat).

Abril Verde

O objetivo do Abril Verde é conscientizar empregadores e empregados sobre a importância da segurança no ambiente de trabalho, que é comemorado nesta sexta-feira (28) e seu símbolo é um laço verde.

O Dia Mundial de Prevenção de Acidentes do Trabalho é celebrado anualmente em 28 de abril.

Essa data foi escolhida em memória às vítimas do acidente ocorrido em 1969, quando uma explosão em uma mina nos Estados Unidos matou 78 trabalhadores. (Fonte: Comunicação TRT-RN)

Compartilhe