As reitoras Cicília Maia (Uern) e Ludimilla Oliveira (Ufersa) reivindicaram à bancada federal recursos federais para as universidades, em reunião com os deputados federais e senadores do Rio Grande do Norte, ontem (16), em Natal. Elas pleitearam verba de emendas coletivas.
Ao agradecer a indicação de emendas nos últimos anos para a Uern, Cicília Maia apresentou o “Uern Cidades” – programa itinerante que objetiva levar atendimentos, palestras, oficinas e projetos de cursos de graduação e pós-graduação a municípios pequenos e médios do Rio Grande do Norte.
Para executar o “Uern Cidades”, a universidade necessitará de frota móvel especializada para as atividades, em parceria com Governo Federal, Estadual, prefeituras, organizações da sociedade civil e empresas.
Para aquisição da frota móvel, composta de quatro veículos, a Uern solicitou emenda de R$ 2 milhões e 500 mil para o orçamento de 2024.
Ufersa
Já a reitora Ludimilla Oliveira pleiteou recursos para convênio que a Ufersa mantém com a Maternidade Almeida Castro. “Se vão destinar recursos para as cirurgias eletivas, vamos contemplar também a Ufersa, que promove educação e saúde”, reivindicou.
Além das cirurgias eletivas, a professora citou a instalação do Parque Tecnológico do Semiárido, em instalação e também necessitado de investimentos. Ela também agradeceu a destinação de emendas individuais à Ufersa, mas disse ser possível a bancada fazer mais, por meio de emenda de coletiva.
“Precisamos assumir essa responsabilidade, pois a Ufersa é responsável pela maior transferência de tecnologia quando o assunto é agricultura e carcinicultura. Queremos mais apoio e ajuda dos parlamentares para a Ufersa ter novas oportunidades”, disse.