Search
Close this search box.
Antonio Ed Santana

Toma posse novo conselheiro do TCE-RN

Foto: TCE | RN

Antonio Ed Souza Santana assina termo de posse

O Tribunal de Contas do Estado (TCE/RN) deu posse, sexta-feira (28), ao novo conselheiro Antonio Ed Souza Santana, que assume a vaga pertencente ao quadro de Conselheiro Substituto, aberta com a aposentadoria da Conselheira Maria Adélia Sales, em março de 2024. A solenidade foi realizada no Plenário Dinarte Mariz e contou com a presença de autoridades, convidados, membros e servidores da Corte.

Aprovado em primeiro lugar no concurso para o cargo de Conselheiro Substituto em 2016, Antonio Ed foi escolhido pela governadora Fátima Bezerra, a partir de uma lista tríplice elaborada pelo Colegiado da Corte, na qual constou em primeiro lugar na ordem de formação por critério de merecimento.

Em seguida, seu nome foi aprovado, após arguição pública, pela Assembleia Legislativa. A nomeação foi publicaca pelo Diário Oficial do Estado no último dia 27 de junho.

“Esta vitória não é minha isoladamente. Muitos caminharam comigo”, disse ele, em discurso emocionado após assinar o termo e fazer o juramento de compromisso de posse.

O presidente do TCE, conselheiro Gilberto Jales, destacou o caráter criterioso que marcou a escolha, lembrando que o TCE vivencia um momento de reestruturação, no papel indispensável e insubstituível da democracia.

Currículo

Baiano de Salvador, Antônio Ed é Bacharel e Mestre em Administração pela Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia (UFBA). É Especialista em Contabilidade e Auditoria pela Universidade de Brasília – UNB. Tem ainda no currículo Anticorruption Program (Parceria CGU/George Washington University, The Center Of Latin America Issues – CLAI).

O novo Conselheiro tem mais de 23 anos de serviço público. No Rio Grande do Norte, coordenou o Movimento Articulado de Combate à Corrupção (MARCCO/RN), no período de 2017 a 2019. É Supervisor da Comissão de Jurisprudência do Tribunal de Contas do Rio Grande do Norte – CPJUR. É palestrante e instrutor em diversos eventos relacionados ao aperfeiçoamento da gestão pública, fomento à transparência e ao controle social, e prevenção e combate à corrupção.

Compartilhe