Search
Close this search box.
Preparação

TRE-RN treina servidores para registro de candidaturas

Foto: TRE-RN

Imagens do curso sobre registros de candidaturas, ministrado esta semana

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) realizou, ontem (3), no Centro de Operações da Justiça Eleitoral (COJE), em Natal, a parte prática do curso de capacitação sobre “Registros de Candidaturas” para as eleições de 2024.

Segunda e terça-feira, dias 1º e 2 de julho, os participantes assistiram às aulas teóricas do curso, com palestras ministradas por Orlenes Cavalcanti, servidora da Justiça Eleitoral do Ceará há 26 anos.

O curso objetiva capacitar os servidores do TRE-RN , chefes de Cartórios ou seus representantes para desempenhar, de maneira mais eficaz e transparente, os registros de candidaturas das eleições de 2024.

O registro de candidatura é uma das fases mais importantes no período eleitoral. Dele se evidencia quem efetivamente será candidato por meio da chancela ou negativa do registro efetuado pela Justiça Eleitoral.

Curso

O curso teve 16 horas de duração da parte teórica, sendo oito horas por dia nos turnos da manhã e tarde. Assim como na parte prática, as palestras aconteceram no prédio do COJE, na modalidade presencial.

Alguns dos temas abordados foram cotas de gênero, participação em partidos políticos, Noções do Sistema de Totalização (SISTOT), aspectos técnicos da destinação de votos e atualização da situação de candidatos no CAND e outros previstos em documento disponibilizado pela Escola Judiciária Eleitoral (EJE).

Neste ano de eleições, a Justiça Eleitoral busca orientar seus servidores e colaboradores de modo que eles sejam plenamente capazes  de realizar suas atividades de forma mais eficaz e ética possível.

Para isso, cursos de capacitação são necessários, e o TRE-RN ofertará outros ao longo do período eleitoral, como a prática de Urnas Eletrônicas, hoje (4), também no prédio do COJE.

Compartilhe