Mossoró

Vereador propõe emendas para Guarda Civil

Foto: Edilberto Barros | CMM

Vereador Lucas das Malhas: projeto em favor da segurança

O vereador Lucas das Malhas (MDB) apresentou à Câmara Municipal de Mossoró, hoje (21), o Projeto de Lei 33/2023, para permitir que os vereadores e vereadoras destinem emendas impositivas para a Guarda Civil Municipal (GCM).

Segundo o parlamentar, a intenção é financiar, dessa forma, o pagamento de diárias operacionais da categoria pela Prefeitura.

Em discurso na sessão plenária desta terça-feira, Lucas defendeu o projeto e destacou a atuação dos guardas municipais durante o momento de crise na segurança pública.

“Os profissionais atuam firmemente neste momento de crise na segurança pública que estamos vivenciando em todo o estado. Garantem a segurança e a continuidade de serviços públicos em Mossoró. É merecido que possamos enviar as emendas impositivas para garantir as diárias operacionais dos guardas”, reconhece.

Conforme o projeto, as emendas impositivas também poderiam ser utilizadas para a manutenção dos veículos utilizados da Guarda Municipal e aquisição de equipamentos.

Tentativa de votação

Na sessão de hoje, o autor do projeto tentou a votação da matéria ainda nesta terça-feira, mediante acordo entre as bancadas, visto que a proposta ainda não tem o mínimo de oito dias de protocolada.

O vereador Tony Fernandes (Solidariedade) pediu reunião com os demais líderes de blocos e bancadas para conversar sobre o projeto, sobre o qual, segundo ele, pairam dúvidas.

A proposição só seria votada hoje, se tivesse a unanimidade dos líderes favoráveis. Como não houve consenso, a Mesa Diretora retirou a proposta de urgência de pauta.

Em seguida, o líder do governo na Câmara, vereador Genilson Alves (Pros), anunciou em plenário que fará diálogo com os outros vereadores para tentar votar o projeto, amanhã.

Compartilhe