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Exportação

Agrícola Famosa quer arrendar Porto de Natal

Foto: Divulgação

Modelo de navio frigorífico (pallet), usado pela Agrícola Famosa para escoar produção

Maior exportadora de frutas do Brasil e sediada em Mossoró, a Agrícola Famosa apresentará oficialmente à governadora Fátima Bezerra e à diretoria da Companhia Docas do Rio Grande do Norte (Codern) o interesse em arrendar parte do Porto de Natal. A solenidade ocorre hoje à tarde, no Terminal Marítimo de Passageiros da capital.

A empresa tem interesse no arrendamento de área de 4 mil m² do Porto de Natal. A GreenSea, operadora dos navios da Famosa, também está envolvida nas tratativas.

Desde o ano passado, a Famosa freta navios frigoríficos no modelo pallet, em substituição aos contêineres tradicionais, para o transporte de sua produção no Ceará. Neste ano, fez o mesmo pelo terminal natalense.

“Vamos entregar para a governadora e para a Codern um ofício pedindo uma permissão de uso do berço e um arrendamento de uma parte do porto. Isso porque a gente está vendo toda essa operação de navios muito a longo prazo”, informa o CEO da Agrícola Famosa, Carlo Porro.

Investimento

Nos planos da empresa, também está a construção de um terminal frigorífico.

“A nossa intenção é construir um terminal frigorífico no Porto de Natal e, a partir desse porto frigorífico, viabilizar o carregamento de outras frutas, além do melão, como manga, uva, todo tipo de fruta. Então, a gente quer transformar Natal, realmente, num porto fruteiro”, declarou o executivo.

Para tanto, a empresa, que hoje opera com um navio por semana com capacidade para transportar 2.500 toneladas, deverá ampliar a quantidade e também a capacidade dos navios.

Seis navios já foram fretados com a GreenSea, joint venture entre Seatrade e Green Reefers, responsável pela operação da Famosa desde agosto do ano passado, quando a empresa alterou o modelo de transportar suas frutas no Porto de Mucuripe/CE.

Ampliação

Aumentando as operação em Natal, a Agrícola passa a trabalhar com navios de 3.500 toneladas e, ao invés de uma média de quatro embarcações zarpando por mês, passa a cinco, o que favorece a chegada dos produtos no destino uma vez que a distância de tempo entre um navio e outro será encurtada.

“A nossa intenção é trazer navios maiores e carregar outros produtores, não só a Agrícola Famosa, mas outros produtores que também estão precisando de um serviço express, um serviço confiável, tanto na saída, como na chegada, já que os produtores vêm enfrentando problemas logísticos nos últimos anos”, acrescenta Porro. (Com informações da Tribuna do Norte, por Cláudio Oliveira)

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