Search
Close this search box.

Atenção à saúde mental dos policiais

Na madrugada de segunda para terça-feira (10), por volta das 3 da manhã, em Mossoró, a polícia prendeu em flagrante um policial penal (vamos preservar o nome), no bairro Alto de São Manoel. Ele atirou em via pública e tentou roubar uma bicicleta.

O fato reacende o alerta à saúde mental dos profissionais de segurança pública. A situação é gravíssima. Tanto que, ontem (11), o Governo Federal sancionou a Lei 14.531/23, que trata da prevenção de suicídio e de automutilação desses servidores.

Muitos deles vivem no limite. Urge a estruturação de rede de apoio à saúde mental da categoria. Dessa lacuna, deve decorrer condutas recorrentemente criminosas, como a do policial preso em Mossoró. Por sorte, os tiros dele não acertaram ninguém.


 

Canetada

Da fugacidade do poder, da dinâmica da política: dias após a eleição de 2 de outubro, a caneta agiu, na Assembleia Legislativa do RN, na exoneração de comissionados de deputados derrotados – e de lideranças que não elegeram nome à ALRN.

Guerra urbana

Impossível aceitar como trivial a execução de pessoas em via pública, à luz do dia, numa das mais movimentadas avenidas de Mossoró. O homicídio na Av. Presidente Dutra, hoje, ao meio dia, é tão chocante quanto o silêncio de autoridades de segurança.


 

Entre aspas

Estamos peticionando ao STF, pedindo a instauração de um novo inquérito sobre a tentativa de golpe de estado, incluindo Anderson Torres e Jair Bolsonaro.

Senador Randolfe Rodrigues (Rede), ao reagir à minuta feita supostamente para reverter o resultado da eleição 2022, encontrada pela Polícia Federal, na casa do ex-ministro da Justiça Anderson Torres.


 

Rápidas

» Na zona rural de Mossoró, há surto de cinomose, doença viral em cães, o que reforça a importância da saúde animal como responsabilidade coletiva.

» O desembargador Eridson Medeiros é o novo presidente e corregedor do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 21ª Região, no Rio Grande do Norte.

» Grandes centros carnavalescos no Estado confirmam a festa de rua este ano. É o caso de Caicó, Macau, Natal e Apodi. Retomada do carnaval após dois anos.

» Agricultores e lideranças rurais de Mossoró são convidados para reunião sobre programa de corte de terra Semear, terça-feira (17), às 8h, na Feira do Bode.


 

Time montado

Apresentado, hoje à tarde, o secretariado do Governo Fátima Bezerra 2. Mantida a maioria dos nomes do primeiro quadriênio. Com apoio incondicional do Governo Lula, a gestão precisa dar o pulo do gato. Chega de vangloriar-se de pagamento do servidor. O Rio Grande do Norte pode – e precisa – de muito mais. É pensar grande. E agir. (foto: Sandro Menezes)


 

Polêmica

Repercute a decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), de afastar do cargo o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), sem pedido da Polícia Federal, Procuradoria-Geral da República (PGR) ou parlamentares.

Ineditismo

A Folha de S.Paulo, hoje (12), observa ser a primeira vez que magistrado retira chefe de Estado de ofício. Isto é, sem pedido nesse sentido. Moraes afastou Rocha, horas após o vandalismo no STF, Palácio do Planalto e Congresso Nacional, domingo (8).

Futebol

A Uern TV, emissora universitária, firmou parceria com o Portal F9 para cobertura do Campeonato Estadual. São cinco estagiários dos cursos de jornalismo e de Rádio, TV e Internet (RTVI). Na equipe, também os feras Fabiano Morais e Fábio Oliveira.

Gastança

O Governo Lula começa a vazar dados cabeludos da gestão Bolsonaro. É o caso dos R$ 27,6 milhões em despesas com cartão corporativo (2019 e 2022). Do total, segundo planilha tornada pública, o ex-presidente gastou R$ 13,7 milhões só em hotéis.

De fofoca

Deu o que falar esta semana na provinciana Mossoró. Vai da consciência ou da sordidez de cada um compartilhar imagens de pessoas, supostamente envolvidas em escândalo sexual, sem se importar com a veracidade. Um pouco de empatia faz bem.

 

©RC

Compartilhe