Search
Close this search box.
Reconhecimento

Câmara de Mossoró volta a fazer justiça à Uern

Foto: Edilberto Barros | CMM

Sessão solene na Câmara, hoje (21), homenageou os 55 anos da Uern

“A Uern é do tamanho dos nossos sonhos”, declarou a reitora da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), Cicília Maia, hoje (21), na Câmara Municipal de Mossoró, na sessão solene pelos 55 anos da instituição de ensino.

Proposta pelo vereador Francisco Carlos (Avante), professor da Uern, a solenidade entregou honrarias do Legislativo a pessoas identificadas com a universidade, em reconhecimento a todos e a todas da instituição, do passado e do presente.

Na prática, foi mais um ato de Justiça à Uern da Câmara Municipal, que anualmente celebra, em sessão solene, o aniversário da instituição. E mais do que isso: sempre apoiou e apoia as pautas da universidade.

Na verdade, a ligação do Legislativo Municipal com a universidade remonta a 1968, na fundação da atual Uern. Perpassa também por outros momentos fundamentais, como a estadualização, em 1987, e a autonomia financeira, em 2021.

Agente transformador

Em seu pronunciamento, a reitora Cícília Maia lembrou esse alinhamento histórico, o qual considera imprescindível para a Uern atual, que acolhe mais de 15 mil estudantes, dos quais mais de 80% são pessoas egressas de escolas públicas.

“Temos a responsabilidade de desenvolver as cidades e regiões do Rio Grande do Norte, trazendo um impacto através do efeito transformador da universidade. A campanha (publicitária dos 55 anos) ‘Uern Também é Sua’ reflete a missão da universidade em ser socialmente referenciada, aberta a todos e todas, onde cada pessoa pode encontrar oportunidades para desenvolvimento pessoal e profissional”, frisou a reitora.

Reitora Cicília Maia discursa na sessão solene (foto: Edilberto Barros | CMM)

 

Mais de 50 mil profissionais formados

 

Com caráter multicampi, a Uern nasceu no interior do Rio Grande do Norte e já formou mais de 54 mil profissionais ao longo de sua jornada. Em sua história de 55 anos, destaca-se com atividades nas áreas de ensino, pesquisa, extensão, acolhimento, diversidade e inclusão.

Referência no ensino superior do país, a universidade está presente em seis municípios (Mossoró, Assu, Pau dos Ferros, Patu, Natal e Caicó) e oferta 65 cursos de graduação, 22 cursos de mestrado e quatro cursos de doutorado.

Além disso, dispõe de 15 pólos de Educação a Distância (EAD) e mais de 200 projetos de extensão, que possibilitam a ligação da universidade com a sociedade.

Justiça

Segundo o vereador Professor Francisco Carlos, o Legislativo de Mossoró sempre reconhecerá o papel das pessoas que contribuem com a universidade.

“A Câmara saúda a todas as pessoas que, por diferentes motivos, estão sendo homenageadas nesta manhã. Em 11 anos que estou presente na Câmara, todos os anos a Casa sempre reconhece a história da Uern, marcando presença desde o nascedouro dessa instituição”, destacou Francisco Carlos.

Vereador Francisco Carlos presidiu a solenidade (foto: Edilberto Barros)

 

Leia mais sobre a sessão solene no Portal Câmara de Mossoró.

Veja mais fotos aqui.

Compartilhe