Previsão

Chuvas devem continuar nos próximos dias em todo Estado

Foto: Governo do RN

Chuvas no RN: previsão é de continuidade

A previsão do tempo para os próximos dias é de céu parcialmente nublado, com possibilidade de chuvas isoladas em todas as regiões do estado, prevê a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn). O estado registrou chuvas acima de 100 milímetros (mm) em diversos municípios, das 9h15 de ontem (8) até o mesmo horário deste domingo (9).

É o caso do município de Canguaretama, que registrou maior volume do período, com 127mm, seguido por Vila Flor, com 110mm e Baia Formosa, com 104mm. Na capital potiguar, choveu 45.9mm. No total, 81 postos registraram ocorrência de chuvas.

Segundo o chefe da unidade instrumental de Meteorologia da Emparn, Gilmar Bristot, o Rio Grande do Norte se encontra no período chuvoso devido à Zona de Convergência Intertropical (ZCTI) sobre o Nordeste do Brasil, até o mês de maio.

“As chuvas devem continuar nos próximos dias com mais regularidade em todas as regiões do Estado”, ressaltou Bristot.

Em decorrência das chuvas intensas que atingiram todo o estado durante a noite desse sábado e madrugada deste domingo (9), foram registrados danos em alguns municípios e rodovias estaduais. O Governo do Estado informa que está atuando nos municípios atingidos pelas fortes chuvas desse final de semana.

Defesa Civil

A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil do RN está com equipes de plantão e em permanente contato com as prefeituras, através das coordenadorias municipais, nas áreas com registro de algum evento adverso.

A Defesa Civil do RN reitera o alerta às populações que adotem todos os cuidados quanto à utilização das áreas de açudes, barragens ou rios com objetivo de evitar acidentes e tragédias, visto que é bastante comum o uso dessas áreas para o lazer nesta época do ano. Em caso de emergência devem acionar as autoridades através do 190 e 193.

Semarh

A Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) está com equipe técnica em campo fazendo vistorias nos reservatórios sob responsabilidade do Estado. Até o momento, não foi identificado nenhum risco para segurança nem riscos de rompimento na infraestrutura.

Técnicos da secretaria estão interagindo fortemente no acompanhamento da sangria da Barragem de Umari.

A Semarh reforça que todas as medidas necessárias para garantir a segurança das barragens do estado estão sendo tomadas continuamente, com o objetivo de garantir a segurança da população e a gestão adequada dos recursos hídricos.

DER

O Departamento de Estradas de Rodagem (DER-RN) está em alerta desde a manhã deste domingo (09) e, juntamente com a Defesa Civil do RN, está tomando todas as providências necessárias para sanar os possíveis transtornos causados à população. O órgão encaminhou equipes técnicas para avaliar o trecho da RN-117 e outros pontuais, realizando todos os levantamentos necessários. Os serviços para recuperação dos danos causados serão realizados o mais breve possível.

Pontos de atenção

– Estrada de Estivas (Genipabu-BR-101): a limpeza e retirada de material que deslizou para a estrada será realizada nesta segunda-feira (10).

– RN-233 (Caraúbas-Campo Grande): equipe está no local e instalou sinalização. Todo o serviço de recuperação será realizado nos próximos dias.

– RN 118 (São Rafael-Jucurutu): a equipe já está no local para instalar a sinalização necessária para a ocorrência (fuga de material na cabeceira de uma ponte) e realizar o levantamento técnico. O reparo será feito nos próximos dias.

Previsão do tempo para a semana

10/04/23 – segunda-feira – Céu parcialmente nublado, com possibilidade de chuvas isoladas, em todas as regiões.

11/04/23 – terça-feira – Céu parcialmente nublado a claro em todas as regiões.

12/04/23 – quarta-feira – Céu parcialmente nublado a claro em todas as regiões.

13/04/23 – quinta-feira – Céu parcialmente nublado a claro em todas as regiões.

14/04/23 – sexta-feira – Céu parcialmente nublado, com possibilidade de chuvas isoladas, em todas as regiões.

15/04/23 – sábado – Céu parcialmente nublado, com possibilidade de chuvas isoladas, em todas as regiões.

16/04/23 – domingo – Céu parcialmente nublado, com possibilidade de chuvas isoladas, em todas as regiões.

Compartilhe