Search
Close this search box.
Mossoró

Cidade da Cultura resgatará prédios históricos

Foto: Wilson Moreno | Secom PMM

Autoridades hasteiam bandeiras na cerimônia de emancipação: anúncio de novidades

Mossoró ganhará a Cidade da Cultura. A Prefeitura anunciou o projeto hoje (15), na comemoração dos 172 anos de emancipação política do município. A solenidade reuniu autoridades locais, servidores municipais, imprensa e pessoas do povo em frente ao Palácio da Resistência, sede do Poder Executivo Municipal.

Segundo a Prefeitura, a Cidade da Cultura será equipamento artístico cultural e fará resgate histórico de Mossoró das últimas décadas.

Ocupará área de mais de 9 mil metros quadrados, no Corredor Cultural. Contará com área para artesanato, 184 metros quadrados de espaço para crianças, acessibilidade, coreto para apresentações culturais.

Memória

A Cidade da Cultura terá réplica de 20 metros de extensão da ponte férrea, no mesmo lugar onde passavam as linhas de trem em Mossoró do passado.

Outra atração será a reconstrução de fachadas de prédios históricos, como o Cine Caiçara, o Mercado Público Central, a Escola do Sindicato dos Ferroviários.

Também a Estação das Artes, o Grande Hotel, Armazém Caxias, a Fábrica de Sabão e Redes Santa Rita; armazém de algodão, sal e cera de carnaúba, entre outros.

Grande Hotel será representado (Foto: Reprodução)

O secretário de Programas e Projetos Estratégicos, Almir Mariano, diz que a Cidade da Cultura foi pensada para resgatar a história de Mossoró.

“Começamos a fazer esse resgate histórico de prédios importantes que estão cravados na memória de muitas pessoas, e trazer um espaço para que a cultura mossoroense seja apresentada”, destaca.

Solenidade, em frente ao Palácio da Resistência, marcou 172 anos de emancipação (foto: Wilson Moreno)

 

Ligação entre BRs será Complexo 15 de Março

 

Na solenidade, o prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra, assinou o Projeto de Lei nº 98, de 15 de março 2024, que denomina o anel viário entre as BRs 304 e 110 de Complexo Viário 15 de Março. A obra começou no mês passado.

O nome faz homenagem à data de emancipação política do município, ocorrida em 15 de março de 1852. O Projeto de Lei será encaminhado à Câmara Municipal de Mossoró para votação.

A solenidade dos 172 anos de emancipação política contou ainda com apresentações da Banda de Música Arthur Paraguai; Coral de Vozes Brincantes da Escola Municipal José Benjamim; Grupo de Dança do Centro de Convivência do Idoso do Alto de São Manoel e Banda Puxa Papai.

Prefeito Allyson assina projeto de lei que denomina Complexo Viário 15 de março (foto: Wilson Moreno)

 

Compartilhe