Search
Close this search box.
Rápidas

Coluna do Dia | quinta-feira (25.01)

Foto: SEAD | Reprodução

Governo e servidores em reunião, esta semana, a respeito de decisão do TCE sobre aposentadoria

Corre-corre

Preocupação de servidores ingressos sem concurso público, antes da Constituição de 1988. Para quem já tem requisitos, e ser inativo em regime próprio de previdência, o TCE/RN determinou aposentadoria até o próximo 25 de abril.

Impacto

Do contrário, tais servidores migrariam para o INSS. Essa mudança causaria perda nos proventos. O Governo do Estado recorreu da decisão do TCE, que segue o STF. No RN, a medida pode afetar mais de sete mil servidores públicos.

Conversão

Nos bastidores, comenta-se que o ex-deputado federal Beto Rosado visa cargo no Governo Lula. Articulação dos Progressistas, do deputado federal João Maia, com endosso do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira.

Tempestade

Há um complicador, porém. A Câmara dos Deputados e o Palácio do Planalto estão em pé de guerra. Motivo: as emendas de comissão, que substituem o orçamento secreto. Lula vetou quase R$ 6 bilhões delas, e Lira ameaça derrubar o veto.

Oposição

No blog Diário Político, o colega Vonúvio Praxedes noticia a ida do vereador Omar Nogueira (Patriotas) ao PV. O partido também aguarda o vereador Pablo Aires (PSB). São reforços da federação PT-PV-PCdoB para a eleição 2024 em Mossoró.

Artilharia

Desse bloco, já faz parte a vereadora Marleide Cunha, cujo partido (PT) lançará outros fortes nomes à Câmara. O PCdoB é outro a trabalhar nominata competitiva. Isto é, o bloco será das principais trincheiras da oposição no pleito deste ano.

Reforço

No governismo, o PSD anunciou a filiação do ex-vereador Petras Vinícius. Ele é quadro qualificado para retornar à Câmara. Além de Petras, o PSD prepara o anúncio de outros nomes de peso. O partido chegará fortíssimo à campanha eleitoral.

Prazo

Lembrando que vereadoras e vereadores poderão trocar de partido para concorrer às eleições sem perder o mandato, entre 7 de março e 5 de abril, a chamada janela partidária. Com a proximidade dela, esquentam a cada dia as articulações.

 

©RC

 

jornalistaregy@gmail.com

Compartilhe