Search
Close this search box.
Rápidas

Coluna do Dia | terça-feira (06.02)

Foto: Reprodução | Instagram | @joseagripinomaia

Deputados federais do União Brasil, PL, Republicanos e outras lideranças regionais e nacionais em Natal, no fim de semana passado

‘Trilha’

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL) foi recebido no RN, no final de semana, pelo presidente do União Brasil, José Agripino, deputados e outras lideranças. Em pauta, o apoio do UB potiguar à sucessão de Lira na Câmara.

Graúdos

Acompanhou Arthur Lira no Estado o vice-presidente da Câmara dos Deputados, Marcos Pereira (Republicanos-SP). Ele é um dos cotados para ser o nome de Lira, cuja reeleição é vedada, no pleito à Presidência da Câmara, em fevereiro de 2025.

Antecipação

No encontro, também trataram da federação União Brasil, PP e Republicanos. A intenção é acelerá-la já para as eleições de 2024. Com essa finalidade, os líderes dos três partidos decidiram fazer consulta ao Tribunal Superior Eleitoral.

Felipe Maia, Arthur Lira, Paulinho Freire e José Agripino em Natal (foto: Reprodução | Instagram | @joseagripinomaia)

Para valer

O entendimento é que, como não se trata de fusão, federação partidária pode ser instituída até seis meses da eleição. Isto é, 6 de abril. A consulta ao TSE visa obter segurança jurídica para antecipar a federação, costurada desde 2023.

Entendimentos

Aliás, fala-se que a federação é consenso no União Brasil; que o presidente do PP, Ciro Nogueira, e Arthur Lira são entusiastas. Mas que a resistência estaria em setores do Republicanos. O apoio de Lira a Marcos Pereira, contudo, poderia resolvê-la.

Efeitos

A federação União Brasil, PP e Republicanos implica Mossoró. No segundo maior colégio eleitoral do Rio Grande do Norte, o União Brasil, do prefeito Allyson Bezerra, e o PP, da ex-prefeita Rosalba Ciarlini, são antagonistas e imisturáveis.

Água e óleo

O nó em Mossoró, portanto, seria se a federação valesse para a eleição 2024 à Prefeitura. Porque o pleito pode, de novo, opor Allyson Bezerra e Rosalba Ciarlini. Ele, pré-candidato natural à reeleição; ela, emite sinais que pode ser candidata.

2026

Em tempo: se o leitor reparar bem, na foto principal, notará a presença de Allyson Bezerra. Não à toa. Além de acompanhar as tratativas sobre a federação, o prefeito marcou outro ponto: figurar em exclusivo clube da política, cujo acesso é seletíssimo.

 

©RC

 

jornalistaregy@gmail.com

Compartilhe