Search
Close this search box.
Excelência

Enade classifica cursos da Ufersa entre melhores do Brasil

Foto: Arquivo | Secom Ufersa

Reitoria da Ufersa: campanha eleitoral entre 16 deste mês e 3 de abril

Os cursos de Direito, Ciências Contábeis e Administração oferecidos pela Universidade Federal Rural do Semi-árido (Ufersa) no campus de Mossoró, obtiveram resultados de excelência na edição 2022 do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). O resultado foi divulgado no último dia 31.

O curso de Direito manteve o conceito máximo e obteve mais uma vez a nota cinco. Já os cursos de Ciências Contábeis e Administração obtiveram a nota quatro, que representa um nível de excelência, e estão entre os melhores do país.

“Os resultados da Ufersa no Enade 2022 foram excelentes e os cursos avaliados mantiveram seus ótimos conceitos”, avalia a pró-reitora de Graduação da Ufersa, professora Carolina Malala. “Isso demonstra o excelente trabalho dos professores, já que os concluintes mostraram ter muito conhecimento adquirido ao realizarem as provas”, complementa.

A professora Kallyse Soares, coordenadora do curso de Ciências Contábeis, diz que o Enade tem uma grande importância para o ensino superior.

“Ele (Enade) tem um peso muito forte na avaliação dos cursos de Graduação. A prova não estava fácil, e esse resultado demonstra os esforços de muitas pessoas”. Ela ainda destaca que os alunos são conscientes de suas responsabilidades e que os professores estão sempre engajados para a preparação dos estudantes. “O sentimento é de felicidade em saber que estamos no caminho certo, agora é continuar o trabalho em busca de sempre melhorar”, pontua a professora.

Esse resultado, segundo ela, destaca os esforços de muitos integrantes, tanto do corpo docente, quanto dos discentes. “Nós passamos por um período remoto, uma pandemia”, discorreu Jairo Ponte, coordenador e professor do curso de direito, que acrescenta: “Algo realmente muito marcante e difícil, porém, conseguimos superar. Esse resultado, essa nota máxima, reflete justamente que todos os esforços valeram a pena”.

Fábio Nobre, coordenador do curso de Administração, expõe os significados desse exame para o ensino superior. “Nesta edição, tivemos uma participação recorde de discentes, 72 alunos fizeram a prova, e essa avaliação é motivo de orgulho para todos nós que fazemos parte desse processo. O curso de Administração tem se saído bem nas avaliações do Inep, mas entendemos que ainda há um caminho a percorrer e melhorar. E assim, o que persiste é o sentimento de gratidão aos discentes que se comprometeram com a avaliação do curso”.

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) é aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) desde 2004, buscando conhecer e avaliar a qualidade dos cursos das universidades de ensino superior brasileiras. A avaliação é obrigatória para estudantes ingressantes e concluintes, servindo de parâmetro para a aprendizagem dos estudantes. Em 2023, o Enade irá avaliar 19 cursos de graduação da Ufersa. (Com informações da Ufersa)

Compartilhe