Search
Close this search box.
Mossoró

Infraero atua contra aves próximas ao aeroporto

Foto: Clésio Albuquerque

Aeroporto de Mossoró: Infraero trabalha para superar limitações

A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) iniciou a aplicação da Área de Segurança Aeroportuária (ASA) no Aeroporto Dix-sept Rosado, em Mossoró. Com essa finalidade, técnicos da Infraero, administradora do campo de aviação, reuniram-se com Prefeitura de Mossoró e Governo do Estado, ontem (9), no auditório da Biblioteca Municipal Ney Pontes Duarte.

Área circular do território, a ASA é definida a partir do centro geométrico da maior pista do aeroporto e possui raio de vinte quilômetros. Trata-se de procedimento de segurança para evitar, por exemplo, colisão entre aves e aviões.

O incidente é perigoso quando pássaro colide contra motores de aeronaves, portanto, põe em risco a segurança operacional da aviação.

Como a ASA é umas das ações mais importantes para o aeroporto de Mossoró, a Infraero pede à Prefeitura e a órgãos ambientais do Estado atenção a vazadouros de resíduos sólidos e quaisquer outras atividades que sirvam de foco ou atraiam aves, na Área de Segurança Aeroportuária.

Na reunião, Prefeitura e Governo se comprometeram em cumprir normas legais e de fiscalização, a fim de inibir o sobrevoo de aves na Área de Segurança do aeroporto.

Representatividade

Participaram da reunião o superintendente do aeroporto de Mossoró, Anderson Luiz Nascimento dos Santos; secretário adjunto da Secretaria de Estado da Infraestrutura, Gaspar Pereira; engenheiro civil Glênio Alexandre, bióloga Alice Vilhena, representando a Gerência de Controle, Consultoria e Planejamento Ambiental da Infraero; e a engenheira ambiental Juliana Rodrigues, representante da Superintendência de Meio Ambiente da empresa pública.

Equipe da Infraero participante da reunião (foto: cedida)

Também participaram o secretário do Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo, Frank Felisardo; o diretor executivo de Meio Ambiente e Urbanismo da Prefeitura, Cleciano Rebouças, técnicos da Secretaria Municipal de Infraestrutura Meio Ambiente, Urbanismo e Serviços Urbanos; e Oberi Penha, secretário-executivo Mossoró Convention & Visitors Bureau (MC&VB), entidade representativa do trade turístico de Mossoró e Região.

Segundo Oberi Penha, O Mossoró Convention & Visitors Bureau vem dando todo o suporte às ações da Infraero em Mossoró. “Estamos acompanhando e interagindo com a Infraero, em todas as iniciativas que têm por objetivo tornar o aeroporto de Mossoró viável economicamente e, por conseguinte, atraente para a chegada de novas companhias aéreas, como a Gol, que já demostrou o interesse de instalar-se no aeroporto mossoroense”, diz.

Compartilhe