Search
Close this search box.
2023

Mais de 300 potiguares passam por transplantes

Foto: Sesap RN

Dos cinco tipos de transplantes no Estado, o de córnea lidera o ranking

A Central de Transplantes do Rio Grande do Norte, órgão da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), fechou 2023, com 320 transplantes em hospitais do estado.

Dos cinco tipos de procedimentos realizados no estado, o de córnea foi o líder do ranking, com 144 transplantes ao longo dos 12 meses.

Além desses, foram feitos 50 transplantes de rins, dois de pele e quatro de coração – este que foi o dobro de procedimentos do ano anterior, o que fez com que a lista de espera fosse zerada.

Outra lista que praticamente foi zerada ao longo de 2023 foi a de medula óssea, com 120 transplantes.

“Tivemos uma redução na taxa de transplantes de medula óssea, que foram 160 em 2022, justamente porque praticamente zeramos a fila. Encerramos o ano com apenas cinco pacientes em lista, ou seja, dá para considerar que estamos zerados”, explicou a coordenadora da Central de Transplantes do RN, Rogéria Medeiros.

Parceria

Os números alcançados são resultados de uma aliança entre a Sesap, por meio de sua central de transplantes e dos hospitais da rede pública que realizam as captações de órgãos, os hospitais privados que fazem os procedimentos.

Também compõem a parceria a frota aérea do Gabinete Civil do estado, o Corpo de Bombeiros Militar, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e a Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed).

Esses organismos cooperaram, diversas vezes ao longo de 2023, com o transporte por meios terrestre e aéreo tanto de pacientes como de órgãos para transplante.

Somam-se ainda aos parceiros a Força Aérea Brasileira e diversos estados da federação, como o de Minas Gerais, que recentemente cedeu um avião com suporte médico para enviar uma paciente potiguar até o Ceará para a realização de um transplante na capital daquele estado.

Compartilhe