Search
Close this search box.
Abastecimento

Mossoró: água em dias alternados ou fim de semana

Foto: Regy Carte

Poço 11, que abastecia Abolições I e II e parte do Santo Antônio, continua sem funcionar

A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) informa que, de segunda a sexta-feira, em dias alternados, abastece os bairros Alto do Sumaré, Dom Jaime Câmara (incluindo conjuntos Liberdade I e II), Ilha de Santa Luzia, Paredões, parte do Centro, parte do Bom Jesus (incluindo comunidade Ingá), Bom Jardim, parte do Santo Antônio e Barrocas.

Aos sábados e domingos, recebem água os bairros Abolições I e II e outra parte do Santo Antônio (limite do Abolição I até o Ferro de Engomar), além das comunidades Cordão de Sombra I e II, Mulunguzinho, Favela, Hipólito I, II (zona rural de Mossoró) e as vilas Guanabara, Paraná e São Paulo, em Serra do Mel.

“A setorização do abastecimento deve continuar até a segunda quinzena de setembro, que é a previsão para a Caern concluir o serviço de extensão de rede do Poço 31 e Poço 14, levando água para o reservatório do Abolição I”, informa a Caern, por meio da assessoria de comunicação da Caern, em contato com o blog.

 

P-11: sem previsão

Os moradores dos Abolições I e II e parte do Santo Antônio enfrentam falta de água há meses, desde que o Poço 11 apresentou problemas. Apesar da intervenção da Caern e do investimento superior a R$ 500 mil, o P-11 continua sem funcionar.

O poço chegou a passar por descarga – despejo de água em busca de qualidade adequada –, mas está novamente interditado, sem previsão de funcionamento. “A Companhia ainda aguarda estudos geológicos para definir o planejamento a respeito do mesmo (P-11), que deve necessitar de novo serviço”, informa a Caern.

Enquanto isso, os moradores se viram como podem, por exemplo, comprando água em carros-pipa e nos “chafarizes” para uso doméstico. Quanto aos carros-pipa, não conseguem atender a alta demanda, e o preço disparou.

Compra de água em ‘chafariz’, para uso doméstico, é saída emergencial para a falta de água

 

Extensão de rede deve melhorar abastecimento

 

A esperança de melhora no abastecimento de Mossoró reside na extensão de rede, de 250 mm, indo do poço P-31 para o poço P-14, o que totaliza 1.580 metros de tubulação. O valor da obra está em torno de R$ 800 mil, com recursos próprios da Caern. A previsão é que o serviço seja concluído em meados de setembro.

Outra providência da Caern é o aumento da vazão dos dois poços, para ampliar a oferta de água. A região antes atendida pelo poço P-11, compreendendo os bairros Abolições I e II, além de parte do Santo Antônio, receberá água vinda da interligação do P-14 com o P-31.

A maior oferta de água dos poços, no término da extensão da rede, permitirá que o abastecimento seja feito sem a necessidade de alternância por setores.

Com esse investimento, também serão atendidos o bairro Santa Júlia, loteamentos Jardins, Arizona, Isla Verde e Royal Ville, além da comunidade Cazajeiras.

Água, em rua do Abolição 1, dias atrás, quando da descarga do P-11: poço continua interditado (foto: Regy Carte)

 

Nota do editor: Em que pese a reclamação quanto aos problemas de abastecimento de água em Mossoró, registre-se, pode dever de justiça, o profissionalismo da comunicação social da companhia em Mossoró, em nome da jornalista Ana Luiza Cardoso, pela diligência e atenção no fornecimento de informações à sociedade.

 

Compartilhe