A oitava edição do Mossoró Oil & Gas Expo (Moge), encerrada na noite desta quinta-feira (23), no Expocenter da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), em Mossoró, superou as expectativas e bateu recorde de participação. O evento alcançou a marca de 5.430 inscritos, mais que o dobro registrado na edição de 2022, quando participaram duas mil pessoas, e superando a meta para este ano, de três mil participantes.
O resultado reforça o protagonismo de Mossoró como a Capital do Onshore Brasileiro e eleva a feira à condição de maior do setor de petróleo e gás em terra na América Latina, na avaliação de especialistas do segmento.
Realizado pelo Sebrae no Rio Grande do Norte e Redepetro RN, com correalização da Ufersa, o Mossoró Oil & Gas se consolida como catalisador no fortalecimento da cadeia produtiva do petróleo e gás onshore do país.
O evento surgiu em 2016, ainda como Fórum do Onshore Potiguar, no auditório do Sebrae em Mossoró, com público presente de 70 pessoas. A edição deste ano começou na última terça-feira (21) e encerrou nesta quinta-feira (23), congregando, em um só lugar, os grandes players do setor, fornecedores de bens e serviços, instituições governamentais e acadêmicas para debater os temas mais relevantes do segmento e buscar alternativas para o fortalecimento do mercado.
Segundo o diretor Técnico do Sebrae RN, João Hélio Cavalcanti Júnior, o sucesso do evento, com o crescimento vertiginoso de participação na edição deste ano, é resultado da qualidade da programação e das oportunidades geradas ao longo dos três dias de feira.
“Estamos muito felizes com o crescimento e sucesso do evento que, a cada ano, cresce e ajuda a fortalecer o segnento, com uma riqueza de temas tratados na programação, com expositores de todo o país, e com oportunidades concretas de negócios entre os participantes. A qualidade da feira faz a diferença para que ela seja esse grande sucesso”, opina.
Na edição deste ano, o Mossoró Oil & Gas Expo cresceu, também, estruturalmente em relação à edição anterior. A área foi ampliada e ganhou um novo pavilhão. Mais um espaço para conferências foi instalado, somando três arenas (Petróleo e Gás, Inovação e ESG); o número de estandes saltou de 90 para 130 e mais de 90 empresas expuseram produtos e serviços. O evento contou com mais de 50 palestrantes.
Êxito
O sucesso do Mossoró Oil & Gas vai além dos números vultosos. Também está na percepção de quem conferiu de perto a programação do evento. É o caso da representante do Consulado do Canadá no Brasil, Nadine Lopes, que acompanhou comitiva de 12 investidores canadenses na feira. Segundo ela, a possibilidade concreta da realização de novos negócios, a partir da aproximação com grandes operadores do setor, é decisiva para o êxito do evento.
“A feira é um sucesso retumbante e estamos muito felizes com os resultados e com as oportunidades que surgem a partir do evento. A organização está de parabéns por realizar um evento tão rico, com a participação forte dos vários players, que faz a diferença da feira, e que tem nos atraído muito, a cada ano”, elogia.
O empresário Frederico Americano veio da Bahia participar pela segunda vez do Mossoró Oil & Gas e se diz surpreso com o crescimento do evento. Ele conta que a feira reacendeu o otimismo no onshore e que, além do conhecimento adquirido, levará na bagagem a expectativa para a realização de futuros negócios.
“Tenho uma empresa de tecnologia de filtro magnético e projetos de engenharia multidisciplinar. Estou encantado com a feira, que cresceu muito e está ainda maior e mais cheia de oportunidades. Fiz ótimos contatos e acredito que poderemos ter bons negócios fechados a partir da feira. O evento é, de fato, excelente oportunidade para quem deseja empreender no onshore”, frisa.
Parceria
De acordo com o presidente da Redepetro RN, Gutemberg Dias, os números positivos do Mosoró Oil & Gas resultam da soma de esforços em torno do trabalho em prol do fortalecimento do onshore. Ele lembrou a importância de parceiros, a exemplo do Sebrae RN, Ufersa, patrocinadores e expositores, para o crescimento do evento.
“Os números apontam que estamos no caminho certo para tornar a cadeia produtiva do petróleo e gás na região, no estado e no Brasil ainda mais forte. O resultado do evento demonstra esse compromisso nosso, que não seria possível, não fossem parceiros tão importantes, que acreditam na causa do onshore e que sempre apostaram na retomada do crescimento do setor”, lembra.
O êxito do evento também está nos números obtidos pelo Petro Suplly Meeting, encontros de negócios realizados pelo Sebrae Rio Grande do Norte. A iniciativa, que faz parte das estratégias do Polo Sebrae Onshore, também bateu recorde na participação e consolidou 493 reuniões de negócios. No ano passado, foram 89.
Este ano, foram 26 mesas de empresas compradoras, das quais 12 empresas compradoras distintas, e 95 empresas fornecedoras distintas.
“São números que nos deixam extremamente felizes e confiantes de que estamos contribuindo positivamente para tornar a cadeia produtiva do petróleo e gás onshore ainda mais sólida e robusta”, avalia Robson Matos, gestor do Projeto de Petróleo e Gás do Sebrae RN.