As forças de segurança do Rio Grande do Norte definiram operação especial, de 5 de janeiro de 2023 ao carnaval do próximo ano. Trata-se da Operação Verão, cujos detalhes foram discutidos em reunião, ontem (27), em Natal.
Na Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed), o encontro reuniu a cúpula da segurança do Estado. E definiu o papel de cada instituição no trabalho, integrado com órgãos estaduais, municipais e federais.
A Polícia Militar, por exemplo, reforçará o policiamento nos litorais norte e sul do Rio Grande do Norte. Também atuará de maneira ostensiva no Comando de Policiamento Rodoviário Estadual (CPRE), através de blitzes de trânsito.
A Polícia Civil ampliará postos fixos e móveis em todo o litoral potiguar. É o caso do do Departamento de Proteção a Grupos em Situação de Vulnerabilidade (DPGV), que atuará de forma educativa em áreas de grande trânsito de pessoas.
Já o planejamento do Corpo de Bombeiros Militar envolve, além da cobertura ordinária com guarda-vidas em pontos estratégicos do litoral potiguar, a Operação Praia Segura, com ações de Blitz Educativa, Criança à Vista e Turista Legal.
Outros órgãos, como a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e guardas municipais, também compõem a Operação Verão, realizada anualmente. O trabalho reforça a segurança no período de férias e de grande concentração de pessoas nas praias do Estado.