Search
Close this search box.
Meteorologia

Previsão é de boas chuvas no RN nos próximos meses

Foto: Governo do RN

Chuvas no RN: previsão é de continuidade

A Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn) prevê chuvas de normal a acima do normal no Rio Grande do Norte, em dezembro e nos primeiros meses de 2023. A previsão é baseada na tendência do Fenômeno La Niña.

Há condições determinantes para chuvas no Estado: esfriamento das águas do oceano Pacífico, na faixa equatorial; aquecimento do oceano Atlântico e atuação de sistemas metereológicos, segundo a unidade instrumental de Metereologia da Emparn.

Previsões por mês

Dezembro é considerado o primeiro mês da pré-estação chuvosa no Rio Grande do Norte, e o que menos chove no segundo semestre. A previsão de chuvas médias no estado é de 16 milímetros (mm). Para as regiões Oeste, Central, Agreste e Leste, o volume de chuva esperada é de 16,8mm, 15,4mm, 11,6mm 20,4mm, respectivamente.

“Normalmente as chuvas observadas em dezembro apresenta valores entre 1,0mm a 20, 30 mm, com maiores valores apresentados na região do Alto Oeste, Vale do Assú e Litoral Leste”, informa o chefe da unidade de Metereologia da Emparn, Gilmar Bristot.

Para janeiro de 2023, a média prevista para o Estado é de 67,3 mm. Bristot explica: “O mês apresenta índices que variam entre 20mm a 100mm em algumas áreas nas regiões Oeste e Litoral Leste. Na maior parte do Estado, predominam valores entre 20mm a 40mm. As chuvas deverão ficar próximo do normal”.

Já em fevereiro de 2023, primeiro mês da estação chuvosa, o volume de chuvas deve ter aumento no interior, com acumulados entre 100mm e 150mm nas regiões Oeste e Seridó. A média esperada é de 88,4mm para o RN; 116,7mm para o Oeste Potiguar; 89,3mm para o Litoral Leste Potiguar e 81,8mm para a região Central Potiguar.

Compartilhe