Search
Close this search box.
Meteorologia

Rio Grande do Norte registra boas chuvas no final de semana

Por exemplo, em Severiano Melo, na região Oeste, choveu 105,0 mm

Foto: Elisa Elsie | Governo do RN

Chuvas no RN: previsão é de continuidade

O primeiro final de semana de novembro apresentou chuvas acima de 100 milímetros no Rio Grande do Norte, com maiores acumulados nas regiões Central e Oeste do Estado. O levantamento é do Sistema de Monitoramento Hidrometereológico da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn).

Das 7h15 de sexta-feira (4) ao mesmo horário de hoje (7), as maiores chuvas ocorreram em São João do Sabugi (Central), com 111,0 milímetros (mm); Severiano Melo (Oeste), com 105,0 mm, Coronel Ezequiel (Agreste), 13,6 mm; e Goianinha (Leste), 5,2 mm.

De acordo com a Emparn, as chuvas decorrem das instabilidades associadas a restos de frente fria vinda da região Sul e Sudeste.

Mais quente

Os pesquisadores explicam que, nos últimos dois meses do ano, é esperado aumento da temperatura no Rio Grande do Norte por ser o período mais quente do ano, entre as estações da primavera, iniciada em 21 de setembro, e do verão, a ser iniciado em 21 de dezembro.

“A temperatura aumenta porque o sol passa a esquentar mais o Hemisfério Sul, sendo observada maior taxa de energia recebida nesse território e, com isso, um acréscimo da temperatura”, explica Gilmar Bristot, chefe da unidade instrumental de Meteorologia da Emparn.

No litoral potiguar, para a atual semana, as temperaturas chegarão às médias de 22°C, nas madrugadas, e de 30°C, nas tardes. Já no interior, as mínimas poderão chegar aos 18°C e máximas, aos 35°C.

O sistema de monitoramento da Emparn também avalia a umidade relativa do ar, um dos elementos para o aumento da temperatura no litoral e para chuvas. “Pelas previsões, há tendência de pancadas de chuvas tanto no litoral como no interior (Alto Oeste, região de Mossoró), no período da tarde e início da noite”, informa Bristot.

Compartilhe