Search
Close this search box.
Ensino superior

Ufersa Mossoró: 286 alunos fazem provas do Enade

Foto: Cedida

Estudantes quando da chegada a local de prova do Enade, na Ufersa

Estudantes dos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Direito da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) participaram, ontem, das provas do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), no campus da Ufersa em Mossoró.

Segundo a pró-reitora de graduação da Ufersa, professora Kátia Cilene, 286 discentes da instituição se inscreveram no Enade 2022, que ocorreu em clima de tranquilidade. Estudantes de outras instituições de ensino superior também participaram.

Os estudantes da Ufersa foram recepcionados com água e chocolates pelos coordenadores dos cursos de Administração, os professores Fábio Nobre e Ana Lúcia Brenner; Ciências Contábeis, Kleber Formiga e Kallyse Freire; e Direito, o professor Rodrigo Vieira, além da pró-reitora de graduação, professora Katia Cilene e de alguns professores dos cursos que se voluntariaram.

“O Enade é o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes, aplicado aos alunos de ensino superior e usado como um dos indicadores de avaliação da qualidade dos cursos nas universidades”, explicou a professora Kátia Cilene.

Avaliação

Aplicado pelo Inep desde 2004, o Enade integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior, composto também pela avaliação de cursos de graduação e pela avaliação institucional. Eles formam um conjunto avaliativo que permite conhecer a qualidade dos cursos e das instituições de educação superior brasileiras.

O objetivo do exame é avaliar e acompanhar o processo de aprendizagem dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares do curso de graduação, bem como as competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional.

Os resultados do Enade, aliados às respostas do Questionário do Estudante, são insumos para o cálculo dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior. O exame é obrigatório para estudantes ingressantes e concluintes habilitados de cursos de bacharelado, superiores de tecnologia e licenciaturas ligados às áreas de avaliação da edição.

 

Com informações da Ufersa

Compartilhe