Search
Close this search box.
Educação

UFRN se destaca em ranking de universidades

Foto: Cícero Oliveira

Vista aérea da sede da reitoria UFRN, em Natal

Via blog William Robson

Novo levantamento do Ranking Universitário Folha (RUF), aferiu a qualidade e o desempenho das 203 universidades brasileiras (públicas e privadas) e divulgou a situação de cada uma delas nesta segunda-feira (13). Entre as instituições potiguares, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) se destaca, ocupando a 15ª posição, figurando entre as 20 maiores universidades, superando a Universidade Federal do Ceará (UFC), em 17ª, e ficando atrás da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em décimo, quando consideradas as universidades nordestinas.

A UFRN obteve a nota 86,83 (vai até 100) e aparece melhor ranqueada entre as instituições potiguares. Em seguida, está a Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA), que ocupa a 87ª posição e nota 52,20. Bem mais distante está a Universidade Potiguar com sua nota 37.72, obtendo o 133° lugar.

Por fim, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) está na lista da Folha na 152ª colocação com nota 33,64.

Segundo o jornal, a pesquisa realizada desde 2012, classifica as melhores universidades e cursos brasileiros, observando cinco indicadores: qualidade do ensino, pesquisa científica, mercado de trabalho, inovação e internacionalização. A USP (Universidade de São Paulo) e a Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) ganharam de novo o primeiro e segundo lugares do RUF, respectivamente.

 

O RANKING DA FOLHA ENTRE AS UNIVERSIDADES DO RN

Universidade Federal do Rio Grande do Norte: 15

Universidade Federal Rural do Semiárido: 87

Universidade Potiguar: 133

Universidade do Estado do Rio Grande do Norte: 152

Compartilhe