Search
Close this search box.

Incertezas rondam a futura Assembleia Legislativa

Os últimos dias produziram fatos jurídicos, que agitaram os bastidores da Assembleia Legislativa. Se não definitivos, geradores de instabilidade política. A começar pelo TSE, sexta-feira (16), impedindo a diplomação de Wendel “Lagartixa” (PL).

Em razão disso, hoje, no lugar do deputado estadual mais votado, o TRE-RN diplomou Ubaldo Fernandes (PSDB). Mas durou pouco a euforia do “Galego”. À notícia que herdaria a vaga de Wendel, seguiu-se a do pedido de cassação do seu diploma.

Autor da ação, o Ministério Público Eleitoral vê irregularidades, insanáveis, na prestação de contas da campanha. Pelo mesmo motivo, o MP Eleitoral pede a cassação do diploma recebido, hoje, pelo deputado estadual Nelter Queiroz (PSDB).

No caso de “Lagartixa”, o plenário do TSE pode derrubar a decisão do ministro Ricardo Lewandowisk. E a Justiça ainda analisará ações contra Ubaldo e Nelter. Até o desfecho, os casos continuarão a embaraçar a futura composição da ALRN.


 

Última hora

A diplomação de Ubaldo Fernandes decorreu da retotalização dos votos à ALRN. Feita pelo TRE no final da manhã de hoje, essa “recontagem” declarou eleito Ubaldo, a quem o Tribunal entregou o diploma horas depois, com os demais eleitos.

Ex-Petrobras

A 3R Petroleum pretende perfurar 1.600 poços no Estado, a começar em janeiro, por Macau. “A sonda já está sendo montada em Mossoró, e outras duas estão chegando”, disse em entrevista à Tribuna do Norte o CEO da empresa, Ricardo Savini.


 

Entre aspas

‘Nós vamos pegar esses R$ 19,4 bilhões e distribuir pelas emendas de comissão do Congresso Nacional, tanto da Câmara quanto do Senado’.

Relator do Orçamento 2023, senador Marcelo Castro (MDB-PI), ao revelar para onde vai o dinheiro do orçamento secreto, declarado inconstitucional, hoje, pelo STF.


 

Rápidas

» A Prefeitura de Mossoró reunirá imprensa para confraternização e balanço anual do governo, quinta-feira (22), às 9h, no Hotel VillaOeste.

» Nestes mesmos dia e hora, a Câmara de Mossoró reunirá servidores, na sede do Legislativo, para café da manhã de fim de ano.

» Em clima de recesso, o Tribunal de Justiça (TJRN) anunciou a sessão de abertura do ano judiciário 2022: dia 11 de janeiro, quarta-feira, às 9h.

» Por falar nisso, o TRE-RN estará em recesso de amanhã (20) a 6 de janeiro. E os prazos processuais suspensos até 20 do próximo mês.


 

Diplomados

Ao todo, 37 políticos receberam, hoje, diploma da Justiça Eleitoral do Rio Grande do Norte: 24 deputados estaduais, 8 deputados federais, um senador e dois suplentes, governadora e vice-governador. Com isso, estão aptos a tomar posse, em 2023: eleitos ao Governo do Estado, em 1º de janeiro, e os demais, no início de fevereiro. (foto: Sérgio Henrique Santos | InterTV Cabugi)


 

Motorhome

Empolgado o amigo João Batista Freitas, da Flex Produções, com o Pod na Kombi. “A bordo de simpática kombinha”, como define, produz conteúdos em multiplataformas (YouTube, Instagram, etc.), para divulgação, por exemplo, da Costa Branca.

Abastecimento

A Caern reduzirá, amanhã, o fornecimento de água para 16 bairros de Mossoró. O motivo é manutenção na adutora Jerônimo Rosado. Ao término do conserto, serão 48 horas, no mínimo, até a normalização nas áreas afetadas. É economizar.

Antagonistas

Natural de Messias Targino, mas com raízes mossoroenses, Gilberto Jales conseguiu reunir no mesmo ambiente, hoje, em Natal, a ex-prefeita Rosalba Ciarlini e o prefeito Allyson Bezerra. Foram prestigiar a posse de Jales na presidência do TCE.

Oportunidade

A Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) está com sete editais de seleção abertos para programas de pesquisa científica, voltados a diferentes níveis de escolaridade. De ensino médio a pós-doutorado. Confira aqui os editais.

 

©RC

Compartilhe