Search
Close this search box.

Paira lupa sobre a concessão da Caern em Mossoró. A três anos do fim, o contrato de água e esgoto, de 2005, recebe pente fino. Há rumor de descumprimento de cláusulas. Daí, ser prematuro apostar em renovação. E a Prefeitura demonstra rigor.

Hoje (9), o Município deu esse indicativo, na prática. Dos projetos que enviou à Câmara Municipal, dois devem endurecer a relação da Prefeitura com a Caern. Um cria a Política Municipal de Saneamento Básico e estabelece severo regramento no setor.

Outro institui a Agência Reguladora dos Serviços Públicos de Mossoró (AGRM). Caberá à autarquia municipal, entre outras atribuições, fiscalizar serviços, como os da Caern. Ambos os projetos serão votados ainda este ano, no Poder Legislativo.

Alternativa

Se Mossoró não renovar com a Caern, a quem concederia o serviço? Criaria Serviço Autônomo de Águas e Esgotos (Saae)? O fato é que são muitas as reclamações contra a Caern: falta de água, condicionantes à construção civil, danos ao pavimento.

Sem soluções

Vale lembrar de audiência pública, na Câmara Municipal, em outubro de 2021, sobre o tema. Na reunião, vereadores e outros participantes cobraram melhorias à Caern, que assumiu compromissos. Muitos, porém, continuam pendentes.


 

Entre aspas

‘Preciso que algumas pessoas comecem a trabalhar para montar a estrutura do governo e para que o governo comece a funcionar’.

Presidente eleito Lula, ao justificar anúncio, hoje, de cinco ministros.

 

Rápidas

» Thiago Bento é secretário interino de Cultura de Mossoró. Etevaldo Almeida está de férias. Não há, porém, posição oficial quando – ou se – volta.

» O radialista Tárcio Araújo (95 FM) apraza, para o primeiro semestre de 2023, lançamento de livro sobre a história da radiofonia. Necessário.

» Em poucos anos, Mossoró saltou de 70 mil para 180 mil veículos. As obras de mobilidade urbana, por outro lado, não acompanharam a alta da frota.

» Promessa de pista cheia na RN-013, sentido Mossoró-Tibau, a partir de amanhã, com o feriadão municipal de Santa Luzia. Início da alta estação.


 

Jejum

Jovens de vinte anos, nascidos no ano do penta, em 2002, desconhecem a sensação de ver o Brasil campeão do mundo. Essa geração e demais brasileiros ficarão, ao menos, 24 anos sem triunfo em copas. O mesmo intervalo de 1970-1994. Agora, é aguardar 2026. (foto: AFP)


 

Contra o tempo

Reitoria e Associação dos Docentes da Uern sentarão à mesa, segunda-feira (12), às 16h. Tentarão resolver impasse sobre Plano de Cargos, Carreira e Remuneração dos professores. Precisam enviar ajustes na lei à Assembleia Legislativa na próxima semana.

Oportuna

Sancionada terça-feira (6), a lei de cotas para pessoas negras, aprovada na Câmara, já valerá para os próximos concursos da Prefeitura de Mossoró. Para 2023, o prefeito Allyson Bezerra anunciou certames na Educação, Saúde, Fazenda e Procuradoria.

Judicialização

O STF recebeu duas ações contra bloqueio de recursos do Ministério da Educação, movidas pelo partido Rede Sustentabilidade e por três entidades estudantis. Querem intervenção do Supremo no caso. Ações distribuídas ao ministro Dias Toffoli.

Diplomações

Eleitos no Rio Grande do Norte na eleição de 2022 receberão diplomas da Justiça Eleitoral, próximo dia 19. Uma semana antes, segunda-feira (12), o TSE diplomará Lula e Geraldo Alckmin presidente e vice-presidente do Brasil, respectivamente.

 

©RC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *