Search
Close this search box.
Coluna

Notícia e opinião | sexta-feira (07.07)

Foto: Arte de Odilan Araújo

Cenário

Na decisão de Larissa Rosado de permanecer ou sair do União Brasil, pesará também a nominata do partido em 2024. O chapão do União Brasil à Câmara Municipal de Mossoró, como das demais siglas governistas, será concorridíssimo. Para retornar à Câmara, Larissa terá que medir forças no União ou buscar outra legenda. O apoio dela ao governo Fátima Bezerra é outro fator determinante.

Tributação

A reforma tributária eliminará cinco impostos e criará outros dois. O Imposto sobre Valor Agregado (IVA) dual substituirá o ICMS (estadual) e o ISS (municipal). Já os três impostos federais (IPI, PIS e Cofins) darão lugar ao Imposto sobre Bens e Serviços (IBS). A reforma também cria três alíquotas: única/padrão (previsão de 25%) e, para determinados setores, alíquota reduzida em 60% e alíquota zero.

 


 

» Hoje (7), a Câmara dos Deputados concluiu a votação da reforma tributária, que segue para o Senado, a quem cabe revisar o texto.

» Nevinha Gurgel, Zilene Marques e Felipe Caetano (in memoriam) serão os agraciados de 2023, com a Medalha da Abolição, da Uern, em setembro.

» A Caixa anunciou, ontem (6), a construção de 765 residências em todas as regiões do Rio Grande do Norte, na retomada do programa Pró-Moradia.

» O ex-vereador Emílio Ferreira seguirá os passos do pai, dr. Ferreira. No próximo semestre, iniciará o curso de Medicina, na Facene de Mossoró.

 


 

Frutas pelo ar

Melão e frutas mais perecíveis, como mamão, manga e pitaya, podem ser escoadas pelo Aeroporto Dix-sept Rosado, em Mossoró. A Infraero e o Coex já discutiram essa possibilidade e levarão a proposta à empresa Azul Linhas Aéreas, para viabilização através da Azul Cargo. Maior feira de fruticultura do país, a Expofruit, em Mossoró, em agosto, deve pautar o tema. O modal aéreo dará mais competividade ao setor. Saiba mais. (foto: Cedida)

 


 

Entre aspas

O Senado deverá manter a espinha dorsal da reforma tributária aprovada na Câmara.

Arthur Lira (PP-AL), presidente da Câmara dos Deputados, ao frisar ser a primeira reforma tributária aprovada após o período da redemocratização do Brasil.

 


 

Em cheio

O economista Elviro Rebouças, conhecedor como poucos da política de Mossoró, considera “acertadíssima” a filiação de Allyson Bezerra ao União Brasil. E vê o presidente estadual do partido, José Agripino, também como forte cabo eleitoral do prefeito na cidade. “Foi um excelente governador para Mossoró”, reconhece.

Acesso

José Agripino, aliás, é um dos políticos potiguares a exibir prestígio em Brasília, mesmo sem mandato. Quarta-feira (5), o ex-senador levou o prefeito Allyson Bezerra ao ministro das Cidades, Jader Filho. Outro é Henrique Eduardo Alves. O ex-presidente da Câmara dos Deputados, recebido no Ministério dos Transportes, ontem (6), anunciou a agenda do ministro Renan Filho no Estado, próximo dia 28.

 

©RC

Compartilhe